Em um mundo cada vez mais conectado, as pessoas estão passando por um processo de mudança em seu comportamento viabilizado pelo acesso a tecnologia, que se tornou parte do nosso cotidiano. Dessa forma, podemos realizar atividades que nem imaginávamos há 15 anos atrás.
As empresas que querem sobreviver no mercado competitivo precisam cada vez mais se reinventar e essa é a chave do sucesso. Será que para inovar é preciso ser genial ou ter uma ideia revolucionária por semana? Não! Separamos 5 dicas para fomentar a cultura da inovação e criatividade na sua empresa.
1 – Mantenha um ambiente propício
Promova um ambiente onde o colaborador se sinta confortável ao levar novas ideias aos seus gestores.
2 – Reinvente seu negócio:
Sempre que necessário, mude! Repense se a proposta de valor do seu negócio é atrativa ainda para seus clientes. Se empenhe em entregar o que seu cliente quer.
3 – Estabeleça metas e monitore resultados
Tudo precisa gerar resultados, e não seria diferente com o processo criativo. Não adianta existir uma ideia genial se não houver aplicação na sua empresa. Trace uma meta e monitore os resultados para verificar se a mesma foi atingida.
4 – Desprenda-se do antigo
Se um processo se tornou obsoleto, deixe-o de lado. Tudo que limite sua escalabilidade deve ser repensado ou substituído; você pode estar perdendo dinheiro por conta disso
5 – Olhe para o mercado e seus clientes
Pesquisa são e sempre serão muito importantes. Analise sua concorrência e pesquise constantemente o comportamento do seu cliente. Entenda quais são os desafios dos seus clientes e entregue o que eles desejam.
Todas as ideias são fáceis de aplicar e de serem repensadas. Olhe para o seu modelo de negócio e reflita se você está criando um ambiente inovador. Você só tem a ganhar!