Geração Alpha: o desafio de ensinar para a geração mais conectada de todas

Geração Alpha: o desafio de ensinar para a geração mais conectada de todas

Ensinar para os novos alunos é certamente um desafio que diversos professores estão passando. Estudantes cada vez mais imediatistas, desatentos e hiperativos são uma das características dos que são chamados de Geração Alpha.
Geração Alpha são os nascidos depois de 2010 e são os mais conectados de todos os tempos. Segundo o sociólogo australiano Mark McCrindle, crianças que nasceram nesse período tem muito mais potencial de resolver problemas e de ter independência que seus pais e avós.
Mesmo que hoje você leia e-books. Não viva sem Uber ou Ifood e utilize tudo que a revolução da tecnologia nos proporcionou, você aprendeu a utilizar essas ferramentas ao longo da sua vida, os nascidos na geração Alpha já nasceram completamente imersos nesse tipo de tecnologia.

E a educação?

Os alunos de hoje já são bombardeados com um mundo de informações diariamente e instantaneamente, diferente do que aconteceu em toda a história, logo modelos de ensino ultrapassados não se sustentam mais.
Eles querem se tornar protagonistas em sala de aula, querem produzir, colocar a mão na pratica e entender como aquilo funciona na prática, como explicado na teoria da educação 4.0.

Como dever ser o professor na Era Digital?

O professor da Era Digital é um personagem de papel fundamental dentro de sala de aula como sempre, porém o papel desse profissional está mais focado em ser um mediador do conhecimento e não apenas um transmissor do conteúdo.
Para educar, a escola terá grandes desafios a ultrapassar, como adaptar a metodologia aplicada em sala de aula e focar no aluno, não apenas no conteúdo. Para o professor, o desafio será focar nas necessidades individuais e oferecer atividades diferenciadas de aprendizagem.

O que é aprendizagem adaptativa?

Com abordagem da Aprendizagem adaptativa, o aluno deixa de ser um expectador passivo. Através de aulas online (EAD) ele se torna mais independente, podendo escolher onde e quando assistir às aulas, e o seu ritmo de entendimento é que dita o decorrer do curso. Desta forma, outras competências tendem a se desenvolver, como: responsabilidade, organização, proatividade e comprometimento, ajudando assim a formar indivíduos preparados para quaisquer ocasião.

As principais vantagens desse modelo são:

  1. Para o professor
  • Correção de atividades
  • Relatórios completo

2. Para o aluno

  • Ritmo respeitado
  • Ser protagonista
  • Mobilidade

Quer saber tudo sobre aprendizagem adaptativa? Confira o artigo que preparamos sobre O que é a aprendizagem adaptativa?

Bônus: mantenha-se sempre atualizado

Esse e muitos desafios ainda surgirão no mundo da educação, nunca imaginaríamos que um dia 80% da população mundial estudaria e trabalharia de forma remota, como acontece durante o período de pandemia provocado pela covid-19.
Para passar por esses desafios sem ficar para trás, o professor e a escola precisa de reinventar, estudar novos conteúdos e procurar sempre entender sobre seu público.
Entender a fundo seu público é a chave para o sucesso de qualquer produção de conteúdo.
Acompanhe o blog e as redes sociais da DidáticoTech e fique por dentro sobre tudo de educação, metodologias e tecnologias que o ajudarão a se tornar o educador do futuro.

Compartilhe esse artigo com todos os seus amigos via WhatsApp clicando no botão abaixo:

 



Leave a Reply