5 dicas para gamificar suas aulas

5 dicas para gamificar suas aulas

O que é gamificação?

 

De acordo com Karl Kapp, especialista em tecnologia e educação, gamificação é o uso das mecânicas baseadas em jogos, da sua estética e lógica para engajar pessoas, motivar ações, promover a aprendizagem e resolver problemas em contextos que não são jogos. Essa metodologia inovadora, quando aplicada à educação a distância, possui o objetivo de motivar os alunos e fixar o aprendizado, buscando atrair a atenção dos mesmos através de jogos e brincadeiras.

Essa metodologia consiste em um modelo de ensino onde o aluno se torna protagonista, sendo responsável por seu processo de aprendizagem, estimulando uma ideia de competição saudável e o maior envolvimento do aluno com as matérias. O estudante passa a atuar ativamente nas atividades propostas, não passivamente.

A inserção de jogos e brincadeiras educativos dentro do ensino visa a se tornar um complemento das aulas, prevalecendo sempre a intencionalidade pedagógica. Ou seja, a gamificação não representa uma substituição das aulas tradicionais, o conteúdo transmitido pelo professor continua em primeiro plano.

 

Agora que você já conhece o conceito de gamificação, separamos algumas dicas e exemplos para inserir essa metodologia dentro da sala de aula.

 

Definia claramente os objetivos da aula

Defina o objetivo da aula e o que pretende alcançar com a gamificação. Em um jogo temos um objetivo geral e objetivos menores. Estabelecer bem esses objetivos é fundamental para a gamificação. Devemos considerar: objetivos de aprendizagem, perfil dos alunos, uso de tecnologias digitais.

 

Planeje um roteiro

Estabeleça o roteiro a ser cumprido, juntamente com a as missões a serem desvendadas pelos estudantes. A ideia é despertar a curiosidade, aguçando e correlacionando o objeto de ensino a ser estudado. Criar um roteiro é fundamental para qualquer aula, e para um jogo educativo isso não seria diferente.

 

Tenha regras bem definidas

As regras são fundamentais para determinar o ganhador do jogo e até mesmo ditar a dinâmica. Um jogo desregrado pode causar confusão e até mesmo se desviar do seu objetivo pedagógico. As regras precisam ser respeitadas e elas que mantêm um equilíbrio em todas as jogadas.

 

Estabeleça pontuação e recompensas

A pontuação é estabelecida de acordo com as regras, é um prêmio pela conquista de metas e objetivos. Este é um elemento que engaja os participantes na realização das atividades, os motivando e bonificando pelas suas conquistas.

 

Busque personificar o jogo

Personificar é considerar as características e habilidades de cada aluno no processo de aprendizagem, agregando valor na resolução de desafios. Diferentes alunos aprendem de diferentes maneiras e precisam de ferramentas específicas.

Leave a Reply