Mesa poderosa
Se você tem um negócio, uma marca, é profissional liberal, até mesmo um trabalhador comum CLT, enfim é alguém que tem muita coisa a dizer, certamente já deve ter se perguntando por que criar um podcast. Uma coisa é fato: existem diversos motivos, começando pelo primeiro, que é que o podcast é uma mesa poderosa para você se comunicar com um público específico, além disso você não pode ficar de fora do novo filão de mercado, não é mesmo?
Brasil é vice campeão em podcast
Atualmente o podcast, que cada vez mais vem se tornando videocast, caiu nas graças do público, principalmente dos brasileiros. O Brasil hoje ocupa o 2º lugar entre os maiores consumidores deste tipo de conteúdo no mundo. Esse interesse se dá, com certeza, pelo formato despretensioso do podcast, que faz com que os assuntos abordados se tornem de mais fácil compreensão e aderência em comparação a um conteúdo passado através de um formato mais rígido.
Contudo, através do podcast você pode fazer qualquer assunto se tornar uma experiência interessante de aprendizado e conhecimento, agregando valor à sua marca seja ela pessoal ou empresa, ganhando autoridade no assunto e oferecendo o que sua audiência precisa.
O Podcast é muito mais do que se imagina
Muita gente se engana ao pensar que o podcast é apenas entretenimento ou uma simples entrevista. O podcast é uma ferramenta poderosa que funciona dentre outras formas, com intuito de oferecer clareza sobre o assunto a qual você trata, seu negócio ou marca. Com o passar do tempo, o formato de produção de conteúdo, seja ele informativo, educativo ou comercial, precisou mudar e se reinventar, e o podcast proporcionou esta mudança de formato e comportamento da audiência. Através do dele, as pessoas podem informar, educar, transmitir conhecimento, mensagem e promover negócios e muitas outras coisas.
Assim, agora vamos ao que interessa! Separei 7 motivos com propósito de provar que você precisa criar seu podcast agora!
- Desperta o interesse e captura a atenção do público
- Facilita o crescimento de uma audiência qualificada
- Estabelece conexões de network
- Posiciona sua marca como referência
- Personaliza sua marca
- Geração de conteúdo infinito
- Novas possibilidades financeiras
1 – Desperta o interesse e captura a atenção do público
As pessoas já estão acostumadas a participar de conversas, bate papos entre amigos, por exemplo, o que é basicamente um podcast. Imagina elas saberem que irão aprender muita coisa em uma simples conversa? Isso é mágico!
Além disso, as pessoas preferem informações que são mais fáceis e gostosas de consumir, o que faz com que o podcast capture a atenção do público por períodos mais longos de tempo. Mas mais do que isso, a descontração de um podcast desperta o interesse muito mais que um conteúdo engessado. Assim, quem está escutando consegue aproveitar mais e fica atento por mais tempo, ou seja, seu engajamento agradece!
2 – Facilita o crescimento de uma audiência qualificada
Conhecendo bem o seu nicho e lançando constantemente ótimos conteúdos, não será nada difícil construir uma boa audiência e o que é melhor, audiência qualificada, aquela que está ali porque se interessa pelo o que você transmite.
Como podcast envolve educar sua audiência, não só você começa com um público mais preparado, mas ele pode ficar cada vez mais qualificado conforme você lança novos episódios. Não estou dizendo que o podcast é o caminho mais fácil, mas é provável que construa uma audiência fiel e qualificada.
3 – Permite muitas conexões e network
Um dos melhores motivos para criar um podcast é a facilidade para construir um bom networking.
Você pode trazer convidados referências e relevantes em suas áreas para serem entrevistados. Assim, existe um motivo para iniciar esse contato, com o fim de ambos se beneficiar da troca.
Mesmo podcasts pequenos conseguem atenção de grandes profissionais de suas áreas. E o maior ganho é que você conhece novas pessoas ao mesmo tempo em que está gerando um ótimo conteúdo para sua audiência e agregando valor para seu negócio.
4 – O podcast posiciona sua marca como referência
Um dos principais motivos para criar um podcast é a maneira como ele te ajuda a se posicionar como um líder e uma referência para o setor do qual seu negócio faz parte. Atraindo um número expressivo de ouvintes e de conexões de network, você será enxergado como um expert da sua área.
As pessoas começarão a perceber a atenção dada ao seu podcast e vão procurar você, seu site e sua empresa para receberem conselhos, opiniões e novas ideias.
Desenvolva suas estratégias de marketing em torno de conteúdos que sejam valiosos para sua audiência sempre! E faça questão de sempre trazer ideias novas e estimulantes em seu podcast. Não fique focado apenas em conteúdos técnicos. Una sempre os melhores elementos para cobrir todas as áreas de seu nicho de uma maneira interessante e divertida.
5 – Personaliza a relação com o público
Uma das melhores experiências que o podcast pode te oferecer é a relação de personalização que você pode desenvolver para seu público e seus prospects. Através da mesa poderosa você oferece a chance de que a audiência escute sua voz e reconheça sua maneira de pensar sobre os diversos assuntos que você trouxer.
Ouvir a pessoa por trás das ótimas ideias e insights oferecidos nos episódios é uma oportunidade única e que permite ao público conhecer você e seu negócio de maneira mais profunda.
O podcast te ajuda a estabelecer uma conexão emocional com seu público por meio do seu tom de voz, humor e outros elementos que ficam muito mais presentes quando você fala com as pessoas.
6 – Geração de conteúdo infinito
Se ainda há dúvidas sobre por que criar um podcast, uma resposta pode te convencer: Conteúdos infinitos.
A forma de consumir conteúdo atualmente mudou e o mercado precisa acompanhar as novas tendências. Através da mesa poderosa você produz conteúdos infinitos pelos cortes gerados de cada episódio. 1 hora de conversa gera o equivalente a pelos menos 30 cortes de 1 minuto, além de cortes de mais tempo.
Ao invés de produzir vídeos estáticos ou comuns falando sobre determinado assunto, experimente desenvolver o conteúdo em uma conversa de podcast. Você vai notar que a fluidez do conteúdo é muito melhor e a mensagem passada com muito mais clareza e despertando interesse no público.
7 – Traz novas possibilidades financeiras
Existem diferentes modos com o qual você pode ganhar dinheiro com seu podcast.
Você pode incluir patrocinadores para serem apresentados à sua audiência ao longo do episódio, por exemplo. Você também pode criar anúncios que motivem os ouvintes a conferir diferentes produtos e serviços relevantes. Incluindo, seus próprio produtos ou serviços. Você, eventualmente, pode até oferecer episódios premium que são acessados sob demanda.
Mas a principal forma como você pode reverter seu conteúdo em receita é por meio da geração de leads. Cada vez mais empresas estão percebendo como este tipo de conteúdo consegue trazer ótimos resultados.
E aí, está convencido?
Depois de te mostrar 7 motivos bem argumentados, espero que você tenha sido convencido a criar agora seu podcast. Todos os ventos levam para esta nova maré que, com toda certeza, ainda vai ficar alta por muito tempo. Aproveite e tire o máximo de proveito para fazer seu negócio decolar!
A Didáticotech oferece serviços de consultoria e mentoria para a criação de podcasts, além de estúdio equipado com tudo o que você precisa para começar agora o seu podcast!
Entre em contato com a gente!
@didaticotech