O que é chamado de Educação 4.0 é descrito pelos especialistas como a nova forma de pensar, agir e desenvolver ensino na educação.
Ela começa com o intuito de atender as novas necessidades causadas pelo que chamam de Indústria 4.0, a revolução que está passando por todos os setores causados pelo avanço da tecnologia e da internet.
A nova forma de educar vem para nos chamar a atenção sobre toda a evolução tecnológica que o mundo está passando e as necessidades educacionais das novas gerações.
Pesquisas apontam que a geração Alpha, considerada a mais conectada de todos os tempos até hoje, trabalhará em empregos que ainda não surgiram.
Como educar crianças como essa? Os modelos atuais de educação conseguem atender a essas necessidades?
Como funcionará a Educação 4.0?
Como dito anteriormente, a nova forma de educar estará inteiramente ligada a Insdústria 4.0, portanto levará em consideração tudo que envolve essa nova indústria.
As salas de aula devem se tornar cada vez mais conectadas e com acesso as mais diversas ferramentas disponíveis e que serão desenvolvidas, como:
- a conectividade dos sistemas e facilidade de acesso ao conhecimento;
- a inteligência artificial, automação e sistemas robotizados;
- as novas mídias e Big Data (análise e interpretação de grandes volumes de dados);
- a velocidade da inovação;
- o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos constantes.
Adequar-se completamente a essa nova realidade não se baseia apenas no uso dessas funcionalidades e sim promover o processo de aprendizagem autônoma.
O Learning by doing é uma tendência dita e aplicada por alguns especialistas onde logo após a teoria transmitida pelo professor os alunos já colocam em prática o aprendido.
Saiba tudo sobre o conceito de Larning by doing clicando aqui.
Outra mudança vai ser no comportamento do aluno, que impactará ao longo da vida. No modelo de educação 4.0, os estudantes desenvolveram desde cedo, com o auxílio de um profissional, a capacidade de continuar aprendendo durante toda a vida adulta e aprender a se adaptar e entender com rapidez às inovações tecnológicas.
É importante ter em mente que equipamentos e softwares não funcionarão sozinho, precisarão de profissionais experientes e especialistas para que os objetivos dessas ferramentas se cumpram, essa é a importância de um alinhamento e um planejamento bem feito e definido por um profissional de educação (professores e pedagogos).
E por onde começar?
Entender como a tecnologia funciona hoje e se atualizar sobre as tendências que são previstas é o primeiro passo. Faça cursos sobre as novas metodologias de ensino e acompanhe canais onde ofereçam informações de qualidade.
Uma dica para começar a aplicar o mais rápido, é buscando utilizar as novas metodologias de ensino presentes no mercado.
Aprendizagem adaptativa e metodologias de ensino como ensino híbrido são uma das que já estão tendo um ótimo resultado nos locais que estão sendo aplicadas.
A longo prazo, a instituição pode pensar em desenvolver no que é chamado de espaço maker, um ambiente completamente personalizado com espaços para o aluno se desenvolver e aplicar o que foi passado anteriormente.
Gostou desse conteúdo? Que tal compartilhar com um amigo?
Só clicar no botão abaixo e enviar para qualquer um da sua lista do WhatsApp!